1º Ano 1º Semestre
Inglês
Pretende-se que o aluno desenvolva a sua capacidade de expressão em língua inglesa, como utilizador independente (B2); para além da vertente técnica, pretende-se rever as principais construções gramaticais da língua inglesa, necessárias para a correta produção oral e de texto.
O aluno deve ser capaz de compreender exposições e seguir partes mais complexas da argumentação e de seguir programas informativos na televisão e na rádio sobre temas atuais ou assuntos de interesse profissional.
Ao nível da produção oral espera-se que seja capaz de tomar parte ativa numa discussão de natureza pessoal e profissional, apresentando e defendendo os seus pontos de vista. Ao nível da escrita, é capaz de redigir um texto expositivo ou um relatório, transmitindo informação ou apresentando razões a favor ou contra um determinado ponto de vista.
Conteúdos Programáticos
- Gramática: Tempos verbais simples e progressivos do presente, passado e futuro;
- Modalidades passiva e ativa;
- verbos modais;
- elementos de ligação de frases;
- composição de palavras;
- tipos de frases;
- Tópicos: A vida profissional e o dia de trabalho;
- a comunicação em linha;
- cultura de empresa;
- descrever equipamentos e tecnologias;
- procedimentos e processos;
- distribuição e entrega;
- publicidade e marketing;
- marcação de reuniões;
- brindes e ofertas de empresa;
- trabalho em equipa;
- candidaturas de emprego.
Análise da Comunicação e Produção de Texto
Perspetivar o funcionamento da língua portuguesa no processo comunicativo; Compreender o conceito de texto;
Identificar texto do ponto de vista de uma tipologia e de uma intencionalidade; Produzir diferentes tipos de texto com adequação à finalidade comunicativa;
Reconhecer a universalidade da comunicação como força geradora de comportamentos sociais.
Dotar os alunos de competências linguísticas, sociolinguísticas, estratégicas, discursivas e pragmáticas que lhes permitam promover a pesquisa, seleção e tratamento da informação, tendo em conta os diferentes contextos.
Saber produzir diferentes textos adequados à finalidade comunicativa; saber reconhecer intencionalidades dos textos; ser capaz de: elaborar um texto a partir de um tema dado; analisar um texto para encontrar ideias principais nele contidas; resumir um texto; a partir de um texto dado, produzir um metatexto; produzir textos pragmáticos; argumentar e defender ideias oralmente e por escrito.
Conteúdos Programáticos
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- A Comunicação e a Expressão: Expressão, comunicação e sociedade; funções da linguagem; Perspetiva da informação e intervenientes no ato comunicativo; Importância da expressão: definição de competência linguística, narrativa, sociolinguística, discursiva e estratégica.
- A Análise Textual: Língua e discurso; Da frase ao texto; noção de texto; Texto, contexto e metatexto; Relações intertextuais; Da expressão à mensagem; coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade, intertextualidade; os mecanismos de estruturação do texto.
- Do texto à leitura; da leitura à cultura: tipificação do leitor ?não ingénuo?; multiculturalismo e interculturalidade.
- Trabalhos de investigação, relatórios e memórias descritivas.
- Dois livros de leitura obrigatória: da cultura local (ex. “Retalhos da vida de um médico”, de Fernando Namora); da cultura universal (ex. Uma obra prémio Nobel).
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Fotografia
Ser sensível às qualidades do espaço envolvente na procura de cenários adequados aos temas escolhidos;
Saber explorar o meio ambiente na busca das respostas criativas às necessidades do fotógrafo;
Saber analisar a adequação dos meios à ideia ou intenções expressas;
Saber emitir opiniões e discutir posições com base na sensibilidade, na experiência e nos conhecimentos adquiridos no domínio da fotografia;
Desenvolver o sentido da pesquisa individual na procura de soluções que correspondam de algum modo à sensibilidade artística;
Contribuir para a integração de conhecimentos e aptidões manuais, realizar trabalhos aplicando os conhecimentos de materiais e técnicas escolhidas, executar técnicas na procura de bons trabalhos com a preocupação de rigor, segurança, economia, eficácia e higiene a usar máquinas, utensílios, acessórios e todo o equipamento em função dos fins para os quais foram concebidos.
Conteúdos Programáticos
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- História da Fotografia
- Princípios da fotografia
- O funcionamento da máquina fotográfica
- Os mecanismos de regulação – focagem; abertura; obturador;
- A composição da imagem: O ponto de vista e a iluminação;
- Características do assunto a fotografar (tonalidades, texturas, linhas, padrões, forma, enquadramento das formas e das linhas);
- O trabalho sobre um tema/conceito.
- O processamento analógico em laboratório
- O processamento digital
- Informação básica sobre fotografia digital;
- O sistema binário;
- Profundidade de cor;
- Resolução digital;
- Formatos dos arquivos;
- Capturas digitais;
- Diferenças na formação de imagens com máquina analógica e digital;
- Princípios básicos da digitalização;
- Arquivos Raw versus Arquivos jpg;
- Principais programas de tratamento de imagem.
- O Photoshop – Interface, ferramentas, camadas, canais e seleções;
- Melhoramento de imagens e retoques;
- Manipulação digital;
- Imagens para impressão e para web
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Design Gráfico
Desenvolver a educação e cultura visual do aluno. Adequar mensagens tendo em conta a percepção visual e cultura dos destinatários. Incutir no aluno metodologias de planificação de projeto; Capacitar o aluno para a necessidade de um raciocínio pré-projetual do objecto gráfico a desenvolver, tendo em conta: exigências do projeto, os destinatários, o planeamento e os processos de produção; Aprofundar conhecimentos, recorrendo a bases teóricas, no domínio da arquitetura gráfica; Preparar o aluno para a obtenção de um discurso técnico claro, com base em conceitos ligados ao tema do conteúdo programático. Preparar o aluno para o desenvolvimento de diferentes tipologias de publicações. Conhecimentos e capacidades nos domínios do design gráfico, concepção e desenvolvimento da linguagem visual, editorial, tratamento de texto e paginação; Conhecimentos e capacidades de hierarquizar, organizar e estruturar a informação.
Conteúdos Programáticos
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- 1. Contextualização
- 1.1. Introdução ao Design Gráfico
- 1.2. O projeto de Design Editorial
- 2. Planificação e Metodologia
- 2.1. Fases do projeto;
- 2.2. Importância da planificação
- 2.3. Metodologia Projectual
- 2.4. Coerência visual, legibilidade, identidade e reconhecimento
- 3. Arquitetura Gráfica
- 3.1. Comunicação visual
- 3.2. Definição dos níveis de composição gráfica
- 3.3. Codificação e descodificação
- 4. Tipografia
- 4.1. Seleção de tipos para um trabalho concreto
- 4.2. Organização e hierarquização de texto
- 4.3. Legibilidade, expressão
- 4.4. Publicação editorial – capa, índice, livro, catálogo e jornal
- 5. Ilustração e fotografia
- 5.1. Várias tipologias de ilustração e fotografias
- 5.2. Adequação da ilustração e fotografia ao sentido da mensagem
- 6. Edição e Paginação
- 6.1. Regras áureas de composição gráfica
- 6.2. Paginação
- 7. Edição e pós-produção gráfica
- 7.1. Software Adobe Illustrator
- 7.2. Software Adobe InDesign
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Novos Sistemas da Comunicação
Conhecer os conceitos ligados aos web design; Conhecer uma ferramenta tecnológica de suporte ao desenvolvimento de web sites;
Conhecer processos de comunicação multimédia eficazes;
Conceber produtos comunicacionais de apresentação on-line e off-line;
Conteúdos Programáticos
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- I. Exploração do ambiente de um programa de desenvolvimento web;
- II. Conceitos Gerais – Divs, templates (modelos), Inserção de texto e de imagens, Listas, Tabelas, Formulários, Hiperligações, Imagens Mapeadas, Formas de criação de interatividade: Behaviors e elementos spry;
- III. Folhas de Estilo (Cascading Style Sheets) Usabilidade e vantagens, Sintaxe, Operacionalização: folhas e estilo internas e externas, Criação e aplicação de estilos (por uso do programa em uso);
- IV. Design de Aplicações Web – Organização dos elementos (texto, imagens, etc) Organização e estrutura da informação, Cor na Web, Escrever para Web, Formas de navegação.
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Composição da Imagem
Adquirir conhecimentos, com especial relevância para os aspectos da Teoria da Cor e da Teoria da Composição, através de uma ação devidamente fundamentada na convicção de que a exploração integrada dos problemas estéticos, científicos e técnicos contribuirá para o desenvolvimento de competências de expressão, criação e fruição.
Conteúdos Programáticos
Teoria da cor:
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- A natureza da luz.
- Comportamento da luz.
- Como percepcionamos a cor.
- Newton e o espectro.
- Teoria da cor.
- Síntese aditiva.
- A cor dos objetos e a síntese partitiva.
- Complementaridade. As cores primárias e secundárias
- Dimensões da cor: Tom, Valor, Luminosidade ou Clareza e Saturação.
- Interação das cores.
- Reação à cor e seu valor expressivo.
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Teoria da composição:
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- Variedade dentro da unidade.
- Proporção espacial; lei da secção dourada, regra dos terços.
- Simetria rígida e variável.
- Composição assimétrica.
- Esquemas tradicionais de composição.
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Captação e Edição de Imagem
Utilizar equipamentos técnicos de produção audiovisual;
Reconhecer e utilizar planos, enquadramentos, posições e movimentos de câmara;
Implementar a iluminação de cenas; Assimilar e aplicar as funções de produção e suas regras operativas;
Distinguir e aplicar as fases de implementação de um processo de produção audiovisual;
Promover a descoberta de soluções criativas para a resolução de problemas;
Conhecer as tecnologias áudio associadas à produção audiovisual;
Conhecer as bases teóricas de edição vídeo/áudio; Conhecer teoricamente opções estéticas da montagem audiovisual;
Conceber e produzir produtos audiovisuais em grupo;
Conteúdos Programáticos
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- O sinal de Tv, sinal de vídeo e áudio;
- Transmissão de sinais áudio/vídeo;
- Sistemas de televisão;
- Formatos Vídeo;
- A Câmara de vídeo: Partes da câmara;
- Funcionamento;
- Mistura de cor;
- O Prisma;
- O dispositivo de captação de imagem;
- Configuração da câmara;
- Tipos de câmaras Iluminação: Calorimetria;
- Tipos de iluminação;
- Ajuste de brancos
- Os Planos: Plano Simples;
- Plano Complexo;
- Plano Sequência:
- Tipos de planos
- Composição da imagem;
- Regras de enquadramento;
- Gramática audiovisual: identificação das terminologias, linguagens e técnicas para o relacionamento com as práticas da edição e montagem;
- Edição linear e não linear de vídeo e áudio;
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1º Ano 2º Semestre
História da Arte
A UC de Hist. da Arte II tem por objetivo introduzir os alunos no conhecimento da arte do século XIX-XX e das respetivas mudanças que se registam ao longo desses séculos, permitindo ao aluno observar e refletir sobre a importância dos fenómenos culturais e da comunicação visual que ocorrem desde da revolução industrial.
Adquirir capacidade de relacionar a hist. com a prática do design.
Aquisição de conhecimentos da Hist. da Arte do séc. XIX e XX. Desenvolver competência crítica sobre os objetos artísticos e a sua respetiva contextualização. Adquirir capacidade para utilizar os conhecimentos de Hist. da Arte e aplicá-los no contexto do DCA. Aplicar os conhecimentos da perspetiva histórica na reflexão sobre a identidade cultural e visual das diferentes sociedades, sobretudo quando se trata de projetar em DCA. Os conteúdos lecionados na UC encontram-se relacionados com a UC de Hist. do Design permitindo ao aluno um melhor conhecimento do tempo histórico e das relações entre a arte e o DCA.
Conteúdos Programáticos
A arte e o artista no séc XIX
- O Romantismo. A luta contra o academismo e universalismo
- As escolas naturalistas e o Realismo de Courbet
- A Luz e a cor: o Impressionismo e o Pós-Impressionismo
- Arte, indust., técnica e o design: Arts & Crafts e Arte Nova ? mov. reformistas e as suas implicações na arte e design
- Nova realidade artística: Cinema, Fot. e Design (gráfico, comunicação, visual,…). O caminho para a tecnologia tv
Séc XX. Modernidade, vanguarda artística e as pontes para o Design de comunicação: Cartaz e os posters
- Releitura das vanguardas: Fauvismo; Cubismo; Expressionismo, Futurismo, Dadaísmo, o Surrealismo
- As vanguardas artísticas e o Design de Comunicação: O Construtivismo Russo e a Bauhaus como exemplos
O pós 2ª Guerra e a 2ª metade do século XX. Persistências e descontinuidades. da Pop Art e as massas à Op Art. As tecnologias (televisão), a arte e o Design – Estilo Tip Inter – na 2ª metade do séc XX
Psicologia da Percepção e Comunicação Visual
- Conhecer a abordagem da Gestalt sobre a perceção em geral e a perceção visual em particular, compreendida como um processo dinâmico e organizado.
- Definir perceção cromática e conhecer o significado psicológico das cores.
- Definir o conceito da comunicação visual salientando a importância da mensagem visual no estudo do processo da comunicação humana.
Conteúdos Programáticos
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- 1 Psicologia da Perceção
- 1.2 A Perceção Humana
- 1.2.1 Sensação versus Perceção
- 1.2.2 Os estímulos
- 1.2.3 Os órgãos sensoriais
- 1.2.4 Interdependência dos sentidos
- 1.3 Perceção Visual
- 1.3.1 Seleção da informação
- 1.4 Caraterísticas do processo percetivo
- 2 Abordagem da Gestalt
- 2.1 Princípio fundamental da Psicologia da Gestalt
- 2.2 A perspetiva histórica da Gestalt: Max Wertheimer, Wolfgang Kohler e Kurt Kofka
- 2.3 Princípios da Psicologia da Gestalt: Proximidade, Semelhança, Fechamento
- 2.4 Organização percetiva? Figura/Fundo e reversibilidade
- 2.5 Ilusões percetivas
- 2.6 Aprendizagem Percetiva
- 2.7 Constância percetiva (forma, cor, luminosidade)
- 2.8 Hierarquia visual: relações de valor entre as formas
- 2.9 Anomalias Percetivas
- 3 Cor
- 3.1 Perceção cromática
- 3.2 Forma e cor
- 3.3 Significado psicológico das cores
- 4 – Comunicação
- 4.1 Elementos e objetivos do processo da comunicação
- 4.2 Comunicação visual
- 4.2.1 A mensagem visual
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Desenho
Conhecer materiais, instrumentos e suportes; Saber identificar estruturas simplificadas no espaço bidimensional (2D) e Tridimensional (3D); Aquisição de conhecimentos quanto a medições, proporcionalidade, estruturação, direções alinhamentos; Aquisição de conhecimentos quanto ao uso da linha no que respeita à sua natureza, intensidade, modelação e estruturação; Aquisição de conhecimentos relativamente à luz, à sombra e aos seus valores; Conhecer métodos de representação de espaços e volumes em perspectiva; Identificar estruturas ósseas e musculares do corpo humano; Adquirir competências nos três pilares básicos do desenho:
Observação, representação e expressão; Usar adequadamente materiais, instrumentos e suportes; Dominar aspetos construtivos, considerando medições, proporcionalidade, estruturação, direções e alinhamentos; Utilizar métodos e meios que traduzam a tridimensionalidade dos objetos, dos espaços e do corpo humano. Utilizar o desenho de forma pessoal e autónoma;
Conteúdos Programáticos
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- Suportes, Instrumentos e Técnicas;
- Perceção espacial e representação;
- Medição, proporção, estrutura, direção e alinhamento;
- Linha e mancha;
- Luz e sombra;
- Construção da realidade tridimensional através do esquisso, do esboço e do estudo;
- Sistemas projetivos e perspéticos de representação gráfica;
- Proporções e cânones no desenho do corpo humano;
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Inovação e Empreendedorismo
Estimular nos alunos o desenvolvimento de uma atitude e um comportamento pró-activos, de inovação e de contacto com o risco, próprios do espírito empreendedor, que lhes permita valorizar as competências adquiridas no decorrer do seu curso, orientando-as para a criação de valor no mercado.
Desenvolver a capacidade de análise da envolvente, na pesquisa de oportunidades e tendências, bem como a concepção de produtos e/ou serviços adequados às necessidades do mercado e com carácter inovador.
Proporcionar aos alunos os conceitos fundamentais da gestão e das tarefas subjacentes: planeamento, organização, direcção e controlo, tanto na óptica das organizações de carácter empresarial, como não empresarial. Dotar os alunos de conhecimentos básicos que lhes permitam uma adequada integração e actuação em contexto organizacional.
Conteúdos Programáticos
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- O empreendedorismo: definição, tipos, componentes, mitos e importânica. As características do empreendedor. A detecção de oportunidades. A análise da envolvente. Ferramentas de análise.
- A identificação de tendências e mudanças socioeconómicas: sua análise e importância. O desenvolvimento de produtos e serviços. A abordagem centrada no mercado e centrada nos recursos. A definição do modelo de negócio.
- A inovação: tipos, aplicação, processo, capacidade e resultado.
- A Organização: A organização como sistema humano e técnico; Estudo do comportamento humano no âmbito de organizações; estruturas organizacionais; A gestão, suas tarefas e funções. O ciclo da Gestão. O papel do gestor nas organizações.
- A estratégia: definição e implementação.
- O plano de negócios: importância, componentes e requisitos. A gestão da informação e a redução da incerteza na tomada de decisão.
- Elementos de gestão financeira: fluxos financeiros, documentos financeiros e sua análise. O investimento e o financiamento.
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Produção Audiovisual
A presente unidade curricular apresenta um carácter eminentemente prático. Pretende-se que os alunos apliquem e cimentem, ao longo do semestre, os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, nomeadamente a realização de produtos audiovisuais. Assim são objectivos desta disciplina: produzir programas de vídeo, a partir de um guião; conhecer a narrativa audiovisual da ficção; captar e editar, de forma criativa, imagens passíveis de construir uma narrativa audiovisual; adquirir capacidade de análise e espírito crítico na leitura de documentos audiovisuais.
Conteúdos Programáticos
A criação de um filme de ficção pressupõe o conhecimento e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em toda a área audiovisual. Assim devem reforçar-se os conhecimentos teóricos fundamentais da realização audiovisual; operar dispositivos de captação e edição de imagem; produzir a partir do guião específico do filme de fição; produzir um filme de fição de curta duração em grupos interdisciplinares.
Modulação e Animação 3D
Pretende-se iniciar o aluno nos procedimentos de animação a três dimensões, dando-lhe os conhecimentos necessários à animação, visualização e manipulação básica e complexa de sólidos em ambiente tridimensional.
Procura-se estimular o conhecimento de técnicas de animação tridimensional que lhes permitam evoluir para a visualização da animação realista de modelos e animações tridimensionais. Procura-se estimular o conhecimento de procedimentos e técnicas que são quase universais nas várias especialidades do design.
Essas aplicações poderão depois ser usadas em vídeo, conteúdos multimédia ou animações de várias ordens.
Conteúdos Programáticos
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- Construção e edição de animação em objectos 3D;
- Animação de sistemas de partículas;
- Animação de Câmaras e Luzes;
- Visualização realista de toda a cena animada;
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2º Ano 1º Semestre
Animação e Composição Televisiva
A Unidade Curricular de Animação e Composição Televisiva pretende promover a utilização de grafismo para televisão.
Quando se tem em mente televisão, tem-se também de ter em mente o vetor tempo. Este vetor temporal é de exploração crucial quando se criam soluções gráficas para televisão. Em televisão não só existem as limitações do meio como o próprio meio é portador de inúmeras características singulares das quais o vetor temporal é só uma ilustração.
Por outro lado, é através da animação e composição televisiva que se conseguem criar elementos tão distintos como infografias para apresentar visualmente dados ou estatísticas (ex. o suporte a uma peça noticiosa) ou mesmo linhas gráficas para televisivos (aqui a solução poderá passar por variados elementos como por exemplo: oráculos, separadores, genéricos, etc.).
Conteúdos Programáticos
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- Comunicação Síncrona e Assíncrona
- Conceito de Keyframe como unidade de controlo temporal
- Animação e composição de elementos gráficos em vídeo
- Sonorização e mistura de paisagens sonoras Ilustração em vídeo de segmentos de áudio
- Desenvolvimento e exploração de conceitos
- Relação entre som / imagem / conceito
- Noções básicas de planeamento e gestão de projetos
- Estratégias de utilização das várias ferramentas
- Planificação de conteúdos e meios
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Edição e Pós-Produção
– Utilizar equipamentos técnicos de produção audiovisual;
– Distinguir e aplicar as fases de implementação de um processo de produção audiovisual;
– Promover a descoberta de soluções criativas para a resolução de problemas;
– Conhecer as bases teóricas de edição vídeo/áudio;
– Conhecer teoricamente opções estéticas da montagem audiovisual;
– Conceber e produzir produtos audiovisuais em grupo;
– Apreender os recursos técnicos e artísticos à disposição dos editores de imagem.
– Compreender a lógica da edição em função dos diferentes conteúdos audiovisuais.
– Conhecer e produzir grafismos para vídeos institucionais;
– Utilizar programas de efeitos vídeo;
– Adaptar bandas sonoras para documentos audiovisuais.
Conteúdos Programáticos
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- Fundamentos da Imagem digital;
- Digitalização, compressão e codificação. Hardware e Software;
- A qualidade do produto em função da compressão. Edição off-line e on-line.
- Metodologia de edição não linear;
- Processos de automatização em edição não linear. Listas de digitalização e edição;
- Titulação e efeitos especiais: introdução à pós-produção. Correção de cor;
- Gravação para diferentes suportes.
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Comunicação Digital
A unidade curricular foca o desenvolvimento de conceitos e práticas de comunicação orientados à comunicação de produto na vertente de ativação de uma marca ou individuo. O projeto referente à unidade curricular foca o desenvolvimento de estratégias e produção de conteúdos em plataformas de medias Sociais Digitais. São objetivos a compreensão de estratégias de disseminação contemporâneas e qual o seu papel na construção de narrativa associada a um produto de consumo.
Conteúdos Programáticos
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- A chave do contexto.
- Ferramentas e técnicas de foresight
- A Definição do problemática de negócio.
- A estratégia de medias sociais.
- A ativação de pessoas e marcas.
- A gestão de comunidades.
- A disseminação online.
- A Comunicação, ruido e coerência.
- Desenvolvimento de estratégias de ativação de produto.
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Comunicação Empresarial
Que os estudantes sejam capazes de compreender a lógica da comunicação empresarial e de desenvolver ações e tarefas neste domínio, considerando a modernidade e o espaço público enquanto campo discursivo e a promoção como categoria de mediação.
Conhecimentos fundamentais de comunicação audiovisual e especializados ao nível das metodologias associadas.
Conhecimentos de softwares, hardware e em termos de técnicas analógicas utilizadas na realização de produtos gráficos, audiovisuais e multimédia.
Conhecimentos especializados de apoio e na resolução de problemas técnicos ao nível gráfico, fotográfico, audiovisual e multimédia.
Conhecimentos teóricos fundamentais que permitam sustentar e contextualizar a resolução de problemas de Comunicação Audiovisual.
Elaborar narrativas gráficas e aplicar técnicas publicitárias para campanhas de comunicação integradas e atualizar conteúdos, nomeadamente com base da economia digital.
Conteúdos Programáticos
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- 1. Teorias da Comunicação
- 1.1. Comunicação interpessoal e comunicação empresarial
- 1.2. Modelos de comunicação
- 1.3. Elementos da comunicação e eficácia comunicacional
- 2. Estratégia de Comunicação
- 2.1. Comunicar para informar
- 2.2. Comunicar para persuadir
- 2.3. Gestão da comunicação e de meios
- 2.4. Gabinete de relações públicas, imagem ou reputação corporativa
- 2.5. Definição de objectivos e estratégias de Comunicação Publicitária
- 3. Design Gráfico e Publicidade
- 3.1. Uma visão integrada da comunicação e linguagem visual
- 3.2. A mensagem publicitária
- 3.3. Comunicação one-to-one no contexto da economia digital
- 3.4. Publicidade audiovisual, analógica e digital
- 3.5. Do briefing ao design
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Identidade Visual
Que o estudante domine o vocabulário relacionado com o projeto de design da Identidade Visual de Marca destinada a contextos analógicos e digitais.
Que o estudante conheça as principais etapas de design da Identidade Visual de Marca para produtos, serviços para contextos vídeo, suportes analógicos ou digitais.
Que o estudante saiba desenhar Marcas Gráficas, Estacionário e demais aplicações e sistemas de normalização, considerados adequados a um programa.
Aptidão para realizar projetos Identidade Visual, assegurando o seu reconhecimento e coerência enquanto sistema visual.
Conteúdos Programáticos
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- 1. Identidade e Imagem Corporativa
- 1.1. Marca e seus significados
- 1.2. Mapa de Concorrentes
- 1.4. Adequação aos públicos e posicionamentos gráficos
- 2. Identidade Visual
- 2.1. Identidade Visual
- 2.2. Design de Marca Gráfica
- 2.3. A Marca Gráfica em suportes analógicos, audiovisuais e digitais
- 2.4. Kit de normas gráficas
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Atelier de Comunicação
O aluno terá, de forma autónoma ou integrado numa equipa, de ser capaz de recolher as imagens necessárias à execução de uma reportagem em formato vídeo, utilizando os meios técnicos adequados ao vídeo. Deverá ainda ser capaz de organizar a gestão da produção.
Conteúdos Programáticos
Conceitos gerais:
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- A ideia para reportagem.
- Organizar a gestão da produção.
- Edição e pós-produção dos projetos.
- 1 – Identificar, dominar e manipular os diferentes meios tecnológicos de captação de imagem.
- 2 – Utilizar as diferentes tecnologias de captação de imagem, quer fotográfica quer vídeo, de forma a construir uma reportagem de curta ou longa duração.
- 3 – Dominar a narrativa fotográfica ou videográfica de forma a ser capar de construir uma reportagem.
- 4 – Identificar e seleccionar os equipamentos (objectivas, películas, filtros, projectores e reflectores) em função do local onde decorre o motivo de reportagem.
- 5 – Identificar, seleccionar e utilizar as técnicas de impressão, edição, digitalização e de tratamento laboratorial das imagens fotográficas.
- 6 – Analisar, criticar e seleccionar as imagens mais adequadas de acordo com os temas a retratar nas reportagens.
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2º Ano 2º Semestre
Estágio
Conhecer princípios e métodos de trabalho em ateliers e gabinetes de comunicação.
Conhecer metodologias e técnicas utilizadas no âmbito da conceção da Comunicação Audiovisual.
Conhecer as ferramentas e tecnologias utilizadas no âmbito da Comunicação Audiovisual.
Adquirir competências no âmbito da resolução de problemas técnicos ao nível gráfico, fotográfico, audiovisual e multimédia.
Conhecer as ferramentas e tecnologias utilizadas em multimédia, interação e animação.
Desenvolver capacidades de comunicação interpessoal.
Desenvolver capacidades de desempenho ao nível da captação de imagem de campo e em estúdio.
Desenvolver atitudes de trabalho em equipa.
Desempenhar funções de forma autónoma, mesmo sob supervisão de outro técnico, identificando, avaliando e solucionando problemas.
Desenvolver atitudes proactivas na atividade profissional e enquadradas na natureza das funções a desempenhar.
Conteúdos Programáticos
A componente de formação em contexto de trabalho visa a aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às atividades práticas do respetivo perfil profissional e contempla a execução de atividades sob orientação, utilizando as técnicas, os equipamentos e os materiais que se integram nos processos de produção de bens ou de prestação de serviços (nº 1 do artº 40º-M do Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro).
O programa de estágio será estabelecido entre o orientador e o tutor da Empresa/Instituição.O programa de estágio deve enquadrar-se no âmbito das matérias versadas durante a componente de formação do processo de ensino-aprendizagem.