Área de Design de Comunicação | IPCB | Curso tesp
O curso técnico superior profissional em Comunicação Audiovisual tem como objetivo desenvolver um perfil profissional adequado ao mercado, preparando um técnico que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, seja capaz de recolher as imagens necessárias à execução de uma reportagem em formato fotográfico e, ou, em vídeo, utilizando os meios técnicos adequados quer à fotografia quer ao vídeo. Tem igualmente conhecimentos na planificação de narrativas gráficas e na elaboração de grafismos televisivos integrados na lógica da comunicação. Esta formação permite que os formandos integrem projetos e equipas nos setores da publicidade, audiovisuais, fotografia, de design ou estações televisivas (incluindo na internet).
Comunicação Audiovisual Curso Técnico Superior Profissional CTeSP
6347
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-6347,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive
Curso TeSP

Comunicação Audiovisual

Os

Cursos Técnicos Superiores Profissionais são uma formação de curta duração do ensino superior. Conferem um diploma de nível 5, do Quadro Nacional de Qualificação e são a base para o desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou vocacional, para o desenvolvimento pessoal ou para o prosseguimento de estudos numa licenciatura. Os CTeSP estão organizados em 4 semestres, sendo o último realizado em ambiente profissional (estágio).

O Técnico em Comunicação Audiovisual é o profissional com competências para organizar e produzir todos os elementos necessários à comunicação audiovisual

Realizam fotografia; reportagem fotográfica; fotografia publicitária; concebem e desenvolvem produtos multimédia interativos; concebem e desenvolvem projetos de imagem animada e 3D; eventos e suportes videográficos; suportes gráficos ao nível editorial; grafismo televisivo e campanhas de comunicação visual de empresas e produtos em meios digitais e analógicos.

Coordenador

Pedro Motta da Silva

pedromottasilva@ipcb.pt

Objetivos

O curso técnico superior profissional em Comunicação Audiovisual tem como objetivo desenvolver um perfil profissional adequado ao mercado, preparando um técnico que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, seja capaz de recolher as imagens necessárias à execução de uma reportagem em formato fotográfico e, ou, em vídeo, utilizando os meios técnicos adequados quer à fotografia quer ao vídeo. Tem igualmente conhecimentos na planificação de narrativas gráficas e na elaboração de grafismos televisivos integrados na lógica da comunicação.
Esta formação permite que os formandos integrem projetos e equipas nos setores da publicidade, audiovisuais, fotografia, de design ou estações televisivas (incluindo na internet).

Saídas Profissionais

Além do desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou vocacional, o curso técnico superior profissional em Comunicação Audiovisual permite o prosseguimento de estudos na licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual da ESART.

Técnico de Vídeo

Técnico de fotografia, reportagem fotográfica ou fotografia publicitária;

Técnico de desenvolvimento de produtos multimédia interativos;

Técnico de imagem animada e 3D;

Técnico de design de comunicação.

Plano de estudos

 

 

1º Ano – 1º Semestre

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos
  Total (h) Contacto  
Inglês 108 TP: 45; 4
Análise da Comunicação e Produção de Texto 108 TP: 45; 4
Fotografia 135 TP: 60; 5
Design Gráfico 135 TP: 60; 5
Novos Sistemas da Comunicação 108 TP: 45; 4
Composição da Imagem 81 TP: 45; 3
Captação e Edição de Imagem 135 TP: 60; 5

1º Ano – 2º Semestre

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos
  Total (h) Contacto Unids curriculares
História da Arte 108 TP: 45; 5
Psicologia da Percepção e Comunicação Visual 108 TP: 45; 4
Desenho 162 TP: 75; 6
Inovação e Empreendedorismo 108 TP: 45; 4
Produção Audiovisual 162 TP: 60; 6
Modulação e Animação 3D 135 TP: 60; 5

2º ano – 1º Semestre

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos
  Total (h) Contacto Unids curriculares
Animação e Composição Televisiva 108 TP: 45; 4
Edição e Pós-Produção 135 TP: 60; 5
Comunicação Digital 135 TP: 45; 5
Comunicação Empresarial 162 TP: 60; 6
Identidade Visual 135 TP: 60; 5
Atelier de Comunicação 162 TP: 60; 5

2º ano – 2º Semestre

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos
  Total (h) Contacto Unids curriculares
Estágio 810 TP: 660; 30

 

Ingresso

Podem candidatar-se à inscrição num Curso TeSP:

  • a) Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente que possuam qualificação nas áreas relevantes definidas para o curso;
  • b) Os estudantes que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pelo IPCB;
  • c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional, desde que possuam qualificação nas áreas relevantes definidas para o curso.

Os candidatos mencionados na alínea b) terão que prestar provas de avaliação de capacidade de acordo com as áreas relevantes para o curso e que serão divulgadas em www.ipcb.pt.

Docentes

Selecionamos os melhores para ensinar os melhores

Ana Sofia Marcelo

BREVEMENTE

Carlos Reis

BREVEMENTE

Daniel Raposo

Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa;
Mestre em Design, Materiais e Gestão do Produto pela Universidade de Aveiro;
Licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Variante Design Gráfico e Publicidade pelo Instituto Politécnico de Portalegre.

Isabel Marcos

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior.

João Neves

Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Mestre em Design, Materiais e Gestão do Produto pela Universidade de Aveiro; Licenciado em Tecnologia e Artes Gráficas pelo Instituto Politécnico de Tomar.

Maria Madalena Ribeiro

Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa;
Licenciado em Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra.

Miguel Ferreira

BREVEMENTE

Pedro Motta da Silva

Master em Multimédia and Audiovisuais Business Administration, no ISC – Saint Louis;
Licenciado em Media Production, Universidade Nova de Lisboa.

Ricardo Silva

BREVEMENTE

Domingos Santos

BREVEMENTE

Isabelle Lavado

BREVEMENTE

Pedro Silva

BREVEMENTE

Maria Adelina Mendes

BREVEMENTE

Neel Naik

Master em Arts, University of Bristol;
Bachelor em Architecture, CEPT University.

Ricardo Correia

Mestre em Design Gráfico pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco; Licenciado em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa; Co-Fundador da ANDO Papercrafters; 25 anos acumulados de experiência nacional e internacional em ateliers de Comunicação, tais como Noho Comunicación e Cano Estudio, e de Arquitetura, como Promontório Arquitetos e RCR Arquitectes (Pritzker Arquitetura, 2017).

Sérgio Rodrigues

BREVEMENTE

José Simão Gomes

BREVEMENTE

Alexandra Cruchinho

BREVEMENTE

João Machado

BREVEMENTE

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial