Comunicação Audiovisual
[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]Os[/dropcaps]
Cursos Técnicos Superiores Profissionais são uma formação de curta duração do ensino superior. Conferem um diploma de nível 5, do Quadro Nacional de Qualificação e são a base para o desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou vocacional, para o desenvolvimento pessoal ou para o prosseguimento de estudos numa licenciatura. Os CTeSP estão organizados em 4 semestres, sendo o último realizado em ambiente profissional (estágio).
Realizam fotografia; reportagem fotográfica; fotografia publicitária; concebem e desenvolvem produtos multimédia interativos; concebem e desenvolvem projetos de imagem animada e 3D; eventos e suportes videográficos; suportes gráficos ao nível editorial; grafismo televisivo e campanhas de comunicação visual de empresas e produtos em meios digitais e analógicos.
Coordenador
Pedro Motta da Silva
pedro.silva@ipcb.pt
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Objetivos
[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]O[/dropcaps] curso técnico superior profissional em Comunicação Audiovisual tem como objetivo [highlight color=” background_color=”]desenvolver um perfil profissional adequado ao mercado,[/highlight] preparando um técnico que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, seja capaz de recolher as imagens necessárias à execução de uma reportagem em formato fotográfico e, ou, em vídeo, utilizando os meios técnicos adequados quer à fotografia quer ao vídeo. Tem igualmente conhecimentos na planificação de narrativas gráficas e na elaboração de grafismos televisivos integrados na lógica da comunicação.
Esta formação permite que os formandos integrem projetos e equipas nos setores da publicidade, audiovisuais, fotografia, de design ou estações televisivas [highlight color=” background_color=”](incluindo na internet).[/highlight]
Saídas Profissionais
[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]A[/dropcaps]lém do desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou vocacional, o curso técnico superior profissional [highlight color=” background_color=”]em Comunicação Audiovisual [/highlight]permite o prosseguimento de estudos na licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual da ESART.
Plano de estudos
1º Ano – 1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos |
Total (h) | Contacto | ||
---|---|---|---|
Inglês | 108 | TP: 45; | 4 |
Análise da Comunicação e Produção de Texto | 108 | TP: 45; | 4 |
Fotografia | 135 | TP: 60; | 5 |
Design Gráfico | 135 | TP: 60; | 5 |
Novos Sistemas da Comunicação | 108 | TP: 45; | 4 |
Composição da Imagem | 81 | TP: 45; | 3 |
Captação e Edição de Imagem | 135 | TP: 60; | 5 |
1º Ano – 2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos |
Total (h) | Contacto | Unids curriculares | |
---|---|---|---|
História da Arte | 108 | TP: 45; | 5 |
Psicologia da Percepção e Comunicação Visual | 108 | TP: 45; | 4 |
Desenho | 162 | TP: 75; | 6 |
Inovação e Empreendedorismo | 108 | TP: 45; | 4 |
Produção Audiovisual | 162 | TP: 60; | 6 |
Modulação e Animação 3D | 135 | TP: 60; | 5 |
2º ano – 1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos |
Total (h) | Contacto | Unids curriculares | |
---|---|---|---|
Animação e Composição Televisiva | 108 | TP: 45; | 4 |
Edição e Pós-Produção | 135 | TP: 60; | 5 |
Comunicação Digital | 135 | TP: 45; | 5 |
Comunicação Empresarial | 162 | TP: 60; | 6 |
Identidade Visual | 135 | TP: 60; | 5 |
Atelier de Comunicação | 162 | TP: 60; | 5 |
2º ano – 2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos |
Total (h) | Contacto | Unids curriculares | |
---|---|---|---|
Estágio | 810 | TP: 660; | 30 |
Ingresso
Podem candidatar-se à inscrição num Curso TeSP:
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- a) Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente que possuam qualificação nas áreas relevantes definidas para o curso;
- b) Os estudantes que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pelo IPCB;
- c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional, desde que possuam qualificação nas áreas relevantes definidas para o curso.
[/unordered_list][blockquote text=”Os candidatos mencionados na alínea b) terão que prestar provas de avaliação de capacidade de acordo com as áreas relevantes para o curso e que serão divulgadas em www.ipcb.pt.” text_color=”#ffffff”]
Docentes
Selecionamos os melhores para ensinar os melhores
Daniel Raposo
Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa;
Mestre em Design, Materiais e Gestão do Produto pela Universidade de Aveiro;
Licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Variante Design Gráfico e Publicidade pelo Instituto Politécnico de Portalegre.
João Neves
Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Mestre em Design, Materiais e Gestão do Produto pela Universidade de Aveiro; Licenciado em Tecnologia e Artes Gráficas pelo Instituto Politécnico de Tomar.
Maria Madalena Ribeiro
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa;
Licenciado em Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra.
Pedro Motta da Silva
Master em Multimédia and Audiovisuais Business Administration, no ISC – Saint Louis;
Licenciado em Media Production, Universidade Nova de Lisboa.
Ricardo Correia
Mestre em Design Gráfico pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco; Licenciado em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa; Co-Fundador da ANDO Papercrafters; 25 anos acumulados de experiência nacional e internacional em ateliers de Comunicação, tais como Noho Comunicación e Cano Estudio, e de Arquitetura, como Promontório Arquitetos e RCR Arquitectes (Pritzker Arquitetura, 2017).