Atividades


[custom_font font_family=”Open Sans” font_size=”30″ line_height=”40″ font_style=”normal” text_align=”left” font_weight=”400″ text_decoration=”none” color=”#eb005d” background_color=”rgba(255,255,255,0.19)”]EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design[/custom_font]

[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]C[/dropcaps]riado em 2011 pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design é uma conferência dedicada à investigação nas áreas do design, música e artes, incluindo abordagens transdisciplinares.

As comunicações do EIMAD resultam de uma chamada de trabalhos aberta e de um processo de seleção por revisão paritária duplamente cega (double-blind peer review).

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[custom_font font_family=”Open Sans” font_size=”30″ line_height=”40″ font_style=”normal” text_align=”right” font_weight=”400″ text_decoration=”none” color=”#eb005d” background_color=”rgba(255,255,255,0.19)”]PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS[/custom_font]

[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]P[/dropcaps]ublicações ESART, resultantes das atividades de investigação e disseminação, afetas ao EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design. Em cada edição do EIMAD procuramos garantir a qualidade, difusão, impacto e indexação das nossas edições, de modo a aumentar a notoriedade e citações dos textos que nos são confiados.

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[custom_font font_family=”Open Sans” font_size=”30″ line_height=”40″ font_style=”normal” text_align=”left” font_weight=”400″ text_decoration=”none” color=”#eb005d” background_color=”rgba(255,255,255,0.19)”]ARTESANATO: Memórias, Vivências e Saudade[/custom_font]

[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]E[/dropcaps]xposição de Ilustração, onde são exibidos alguns trabalhos concebidos pelos alunos do 3.º ano de Design de Comunicação e Audiovisual da Escola Superior de Artes aplicadas, na UC de Ilustração e Design de Personagens, no espaço Foyer do Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco.

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[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]A[/dropcaps]s DCA Talks são promovidas pela área do Design de Comunicação e Audiovisual da ESART–IPCB, que inclui os cursos de Mestrado em Design Gráfico (ESART–IPCB em associação com a FA–ULisboa), Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual e Curso Superior Técnico Profissional em Comunicação Audiovisual. Pretende-se promover a discussão e partilha de conhecimentos e experiências, aproximando reputados profissionais à comunidade académica da ESART–IPCB, bem como da sociedade em geral.

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[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]C[/dropcaps]riar um museu virtual, composto a partir de fotografias e curtas documentais que retratam algum do muito património natural e cultural que se encontra ao longo da bacia hidrográfica do rio Tejo, é o objetivo do “Museu da Paisagem: Narrativas e Experiência do Lugar”. Projeto de investigação liderado pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, e em que o IPCB foi parceiro através da Escola Superior de Artes Aplicadas.

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Marca Museu da Paisagem
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[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]O[/dropcaps]s trabalhos fotográficos dos alunos da licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual e do CTeSP em Comunicação Audiovisual estão na base da mostra patente ao público nos corredores dos dois pisos do bloco principal da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB.

O projeto individual, levado a cabo na unidade curricular de fotografia no primeiro semestre do atual ano letivo, contemplou a criação de 15 a 20 imagens sobre a atividade dos artesãos locais identificados, editadas em grupo segundo uma lógica visual de índole narrativa ou não, onde o desafio consistia em mostrar os trabalhos mais relevantes desta comunidade.

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[custom_font font_family=”Open Sans” font_size=”30″ line_height=”40″ font_style=”normal” text_align=”left” font_weight=”400″ text_decoration=”none” color=”#eb005d” background_color=”rgba(255,255,255,0.19)”]OPEN PROJECT[/custom_font]

[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]O[/dropcaps]Open Project trata-se de um projecto externo dos docentes da ESART que tem como conceito fundamental a exploração da interceção de som e música com visuais e imagem, num ambiente de debate descontraído e aberto.

[custom_font font_family=”Open Sans” font_size=”30″ line_height=”40″ font_style=”normal” text_align=”right” font_weight=”400″ text_decoration=”none” color=”#eb005d” background_color=”rgba(255,255,255,0.19)”]MOSTRA DE CURTAS[/custom_font]

[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]M[/dropcaps]ostra de Curtas Metragens dos alunos de Design de Comunicação e Audiovisual da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Os temas foram vários, quer ao nível da Ficção, como ao nível Experimental ou de Animação.

[custom_font font_family=”Open Sans” font_size=”30″ line_height=”40″ font_style=”normal” text_align=”left” font_weight=”400″ text_decoration=”none” color=”#eb005d” background_color=”rgba(255,255,255,0.19)”]Design de Comunicação e Audiovisual centrado
na empresa e nos seus públicos[/custom_font]

[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]O[/dropcaps]s trabalhos expostos foram implementados e desenvolvidos atendendo às necessidades funcionais internas das empresas e organizações envolvidas. Grande parte dos projetos são desenvolvidos para associados do InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, bem como parcerias com as associações empresariais ACICB, AEBB, municípios e outras entidades.

As propostas desenvolvidas resultam de um modelo de diagnóstico baseado nos problemas e pontos fortes da empresa, por comparação aos seus concorrentes e às expectativas dos públicos destinatários. Todos os suportes foram desenvolvidos como um sistema visual articulado com a estratégia empresarial e em termos sustentáveis.

Anualmente desenvolvem-se aproximadamente 35 projetos de entre os quais cerca de 80% são desenvolvidos a pedido de empresas, associações e organizações e organismos estatais, potenciais empregadores.

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[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]”M[/dropcaps]ata da Rainha – As Minas de Fernando Namora” é a designação do projecto que une uma vez mais o Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO à Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco. Este projecto pretende dar uma abordagem artística multidimensional à obra do escritor português Fernando Namora, no final das comemorações do centenário do seu nascimento.

As “Minas de San Francisco” são um retrato desprovido de capas morais da realidade de uma pequena aldeia do Interior do país durante a II Guerra Mundial, num tempo em que decorria o rush mineiro do volfrâmio. Centenas de pessoas afluíram a este local oriundas de todo o País e da região, e o novo modo de vida não passou sem deixar uma profunda marca na sociedade rural que ainda perdura na “geração do volfro”, nem uma forte impressão no então jovem escritor, na sua passagem como médico por Tinalhas e Monsanto.

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[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]C[/dropcaps]

riada em Outubro de 2004, a ZIPtv surge como canal televisivo do Instituto Politécnico de Castelo Branco e produzido a partir da ESART, com o intuito de fomentar a produção de conteúdos numa componente pedagógica, enquanto espaço de aprendizagem, onde os alunos desenvolvem os seus trabalhos. Como mesmo intuito mas numa tentativa de abranger toda a região da Beira Interior, o nome do canal é alterado em janeiro de 2007 para BEIRAtv, tendo como objetivo disponibilizar diversos conteúdos multimédia relacionados sobretudo com o património edificado, natural e cultural dos distritos de Castelo Branco e Guarda. O objetivo é o de dar a conhecer uma região vasta, com fronteiras para além da raia, e reforçar a sua identidade.

[custom_font font_family=”Open Sans” font_size=”30″ line_height=”40″ font_style=”normal” text_align=”right” font_weight=”400″ text_decoration=”none” color=”#eb005d” background_color=”rgba(255,255,255,0.19)”]REVISTA CONVERGÊNCIAS[/custom_font]

[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]P[/dropcaps]

ropriedade da ESART, a “Convergências” é uma revista de investigação e ensino das artes, publicada on-line semestralmente. Trata-se de uma publicação de investigação científica que visa constituir-se como uma interface de partilha de informação/conhecimento entre docentes, investigadores, designers, músicos e outros artistas. A revista conta já com a participação inestimável de inúmeras individualidades de diferentes instituições, a que virão, certamente, associar-se tantas outras, fazendo deste um projecto de todos quantos se interessam pelo universo das artes e do design.

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[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]P[/dropcaps]

rojeto internacional desenvolvido pelos estudantes de DCPA, na sequência de um protocolo de mobilidade internacional ERASMUS entre a ESART e a Faculdade de Arte e Design da Bauhaus – Universität Weimar na Alemanha, tendo sido desenvolvidos um conjunto de meios de comunicação com potencial de promoção turística desde o ponto de vista do visitante. O projecto abrangeu uma interação cultural entre vários atores, assente num trabalho exploratório dos dois grupos de alunos, Portugueses e Alemães. O trabalho exploratório foi levado a cabo por meio de visitas, do grupo Português à cidade de Weimar e do grupo Alemão à cidade de Castelo Branco, tendo sido apresentado publicamente o resultado do projeto através de três exposições, das quais duas em Portugal e uma na Alemanha.

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[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]P[/dropcaps]

rojeto internacional desenvolvido em parceria entre a ESART, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Manchester Metropolitan University (MIRIAD Research Centre), propondo a interação com as comunidades locais com vista à promoção do desenvolvimento regional por meio da valorização do território e da sua história através da arte e do design. O projeto “Territórios Narrativos” partiu do mitos e lendas raianos, dos quais os alunos recuperaram elementos simbólicos locais, com o propósito de conceber várias instalações conceptuais, apresentados numa exposição geradora de um espaço de diálogo e uma nova perspectiva sobre os marcos territoriais, fortalecendo a referência aos elementos simbólicos e referências dramatúrgicas dentro do espaço físico.

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[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]P[/dropcaps]

artindo da interação com o território e a comunidade local do Cabeço do Pião, aldeia ladeada pelas imponentes escombreiras das Minas da Panasqueira e junto ao rio Rio Zêzere, foi efetuada uma residência artística por estudantes e docentes do curso de DCPA, sendo lançado o desafio de desenvolver uma série de produtos audiovisuais para divulgação do território e suporte a um concerto de estudantes de música da ESART. O projeto pretendeu criar ao nível pedagógico um produto em que a experiência coletiva fosse tão importante como a individual, uma forma de os estudantes desenvolverem autonomias e competências na sua área de estudo. Foi objetivo desta iniciativa a abordagem ao espaço e à comunidade local do Cabeço do Pião no sentido de apresentar um projeto que focasse as áreas da produção audiovisual e música, as quais revelaram problemáticas específicas, a música como área de performance e a multimédia e o audiovisual como área de partilha, distribuição e difusão de conteúdos.

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[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]A[/dropcaps]

Escola Superior de Artes Aplicadas em parceria com o CITI – Centro de Investigação de Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa e com os apoios dos programas POSI e Câmara Municipal de Castelo Branco produziram um CD-ROM e uma página on-line sobre a obra Gil Vicente. Um documento interativo, apoiado pelo Ministério da Educação e que foi distribuído nas escolas do ensino secundário do País, a título gratuito. O CD Interativo sobre Gil Vicente representou a possibilidade de estudantes e professores terem à sua disposição um instrumento que permitisse assistir a peças de teatro, a informação complementar sobre os textos de Gil Vicente e a uma rede vasta de conceitos.

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[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]O[/dropcaps]

projecto RISCO ocupa lugar num espectro mais alargado do projecto de certificação e validação dos bordados de Castelo Branco. O software seria responsável pela componente de gestão do processo de desenho, acompanhado de uma biblioteca, possibilitando assim uma visão mais abrangente e larga sobre as possibilidades criativas. Estas possibilidades para além do desenho permitiriam, uma visualização de múltiplas combinações e arranjos, possibilitando uma maior comunicação e troca de opiniões com as colegas de trabalho. A ferramenta justifica-se num ciclo de comunicação completado pelo Web site. O projeto apresentou vários benefícios ao nível do processo de design e acompanhamento das necessidades das bordadeiras. O seu desenvolvimento foi assegurado pelo ciclo de informação entre a ferramenta, as suas extensões Web e de impressão, as quais definem na sua interacção a essência do projecto RISCO.

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[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]O[/dropcaps]

projecto Closeup nasceu em 2006 por docentes de Design de Comunicação e Audiovisual e tem como principais objectivos a visualização e análise de conteúdos audiovisuais de uma forma descontraída (fora da formalidade do ambiente de aula), mas acompanhada por dois professores responsáveis por uma análise prévia a esses mesmos conteúdos. Atualmente o projeto conta com mais de 60 Sessões tendo sido analisados cerca de 50 filmes e realizadas sessões especiais com temáticas específicas.

https://www.facebook.com/groups/closeupfilmproject/

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[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]O[/dropcaps]

Projeto de registo e preservação para memória futura das pinturas murais identificadas no âmbito de uma investigação académica sobre os frescos da Beira Interior, desenvolvido pela ESART, em colaboração com a delegação regional do IPPAR. O trabalho de campo, que obrigou à realização de mais de seis mil quilómetros de estrada prolongados por alguns meses, foi levado a cabo por uma dezena de alunos finalistas, tendo contado com a colaboração de vários docentes e investigadores. O resultado deste estudo e da inventariação e registo em fotografia e vídeo foi um CD-ROM interativo e um DVD. Pretende-se ainda alargar o projeto à elaboração da Rota dos Frescos da Beira Interior, um percurso temático capaz de atrair investigadores e público em geral, e que agora abre portas para outro género de estudos.

[custom_font font_family=”Open Sans” font_size=”30″ line_height=”40″ font_style=”normal” text_align=”right” font_weight=”400″ text_decoration=”none” color=”#eb005d” background_color=”rgba(255,255,255,0.19)”]takED[/custom_font]

[dropcaps color=’#ffffff’ background_color=’#eb005d’ border_color=” type=’square’]A[/dropcaps]

ssumido como uma mostra de projetos finais da unidade curricular de Vídeo Experimental do 3.º ano do curso de DCPA, o takED é já um evento regular de video experimental, onde os alunos organizados em grupo desenvolvem numa primeira fase um conceito a ser explorado de uma forma livre, tendo apenas como requisito obrigatório a utilização de vídeo. Numa segunda fase e para além da exploração conceptual, os estudantes refletem sobre a melhor forma de apresentar, expor e testar o seu trabalho. Assim nasce o “takED”, uma materialização de abordagens conceptuais em vídeo, tentando fugir das normas e das regras clássicas da narrativa audiovisual, nomeadamente tempo, espaço e inevitávelmente a disseminação do produto. Tal é conseguido pelo uso de uma panóplia de técnicas de captação, edição e de projeção num espaço onde se quer que o experimentalismo vídeo impere.

www.facebook.com/takED.esart.ipcb

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