Área de Design de Comunicação | IPCB | DG
7675
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-7675,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
Mestrado

Design Gráfico

O

grau de mestre visa desenvolver e aprofundar os conhecimentos obtidos ao nível da Licenciatura e é conferido aos estudantes que demonstrem possuir conhecimentos e capacidade de compreensão que permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, em contexto de projeto ou investigação.

Os estudantes com esta formação devem saber aplicar os seus conhecimentos e a sua
capacidade de compreensão e de resolução de problemas, bem como a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos.

Integrado numa instituição de ensino superior politécnico que promove a criação, transmissão e difusão da cultura e saber de natureza profissional, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, o Mestrado em Design Gráfico apresenta uma estrutura curricular eminentemente prática e vocacionada para a realidade laboral na especialidade do Design de Comunicação.

 

O curso surge de uma parceria entre a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e a Faculade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, as quais entenderam importante esta oferta formativa, protocolando o presente Mestrado em associação, com diploma certificado e autorizado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Trata-se de um curso já consolidado, de perfil profissionalizante e eminentemente prático, no qual os alunos desenvolvem projetos com empresas da região e beneficiam da experiência profissional de colaboradores nacionais e internacionais.
Temos vindo a estabelecer parcerias com empresas, profissionais, centros de investigação, associações empresariais e incubadoras de empresas / projetos, que nos permitem conhecer melhor a realidade empresarial e um espírito empreendedor e proactivo.

 

O ciclo de estudos está estruturado em quatro semestres, dois anos, o primeiro curricular e o segundo para desenvolvimento de uma dissertação, projeto ou estágio curricular. A estrutura curricular do Mestrado em Design Gráfico garante a aquisição de competências em particular nas seguintes áreas de atuação: Identidade Visual; UX Design (design de interfaces e experiência de utilizador); Design de Informação (sinalética e infografia estática e animada); Tipografia e Design Editorial.

Coordenador

José Miguel Gago da Silva

jose.silva@ipcb.pt

Comissão Científica
  • Daniel Raposo Martins
  • João Vasco Matos Neves
  • José Miguel Gago da Silva
  • Fernando José Caneiro Moreira da Silva
  • João Aranda Brandão
  • Teresa Olazabal Cabral
O

Mestrado tem como objetivos a formação de profissionais em Design Gráfico e Multimédia com conhecimentos e capacidades na resolução autónoma de projetos reais complexos em contextos alargados ou multidisciplinares, bem como a formação de profissionais com domínio avançado ao nível da investigação, inovação, conceção, planeamento, desenvolvimento e implementação de projetos da especialidade do Design Gráfico e Multimédia, integrando conhecimentos diversos, bem como na coordenação de equipas de projeto, consultoria ou emissão de pareceres técnicos.

Procura-se ainda a formação de quadros nas áreas específicas do Design Gráfico e Multimédia, capazes de integrar empresas de design e Consultoria, agências de Publicidade ou departamentos de Design, Comunicação, Consultoria, Imagem e Marketing em empresas de diversos sectores de atividade.

Além do desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou vocacional, o Mestrado em Design Gráfico procura envolver os alunos a uma maior especificação do aluno.

Designer Gráfico

Gestor de Projetos

Gestor de Design / Comunicação / de Marca

Consultor de Design de Comunicação

Empresário na Área do Design

Podem candidatar-se ao acesso do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Design Gráfico da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa:
  • a) Titulares do grau de licenciado nas áreas de Design de Comunicação/ Gráfico/ Multimédia bem como outras áreas afins, desde que o Curriculum Vitae demonstre experiência profissional e preparação científica de base;
  • b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
  • c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, pelo órgão científico estatutariamente competente no estabelecimento de ensino superior onde pretende ser admitido;
  • d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos, pelo Conselho Técnico-científico da Escola;
  • e) Estudantes que não tenham concluído o ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, podem candidatar-se condicionalmente, desde que reúnam as condições para obtenção do grau na época especial de exames, conforme Despacho n.º 35/10 do IPCB.

Docentes

Selecionamos os melhores para ensinar os melhores

Daniel Raposo

Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Mestre em Design, Materiais e Gestão do Produto pela Universidade de Aveiro; Licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Variante Design Gráfico e Publicidade pelo Instituto Politécnico de Portalegre.

Fernando Moreira da Silva

Professor Catedrático da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA/ULisboa); Doutor e Mestre pela Universidade de Salford, Reino Unido, em Built Environment; Doutor pela Universidade Técnica de Lisboa, em Arquitetura, Especialidade em Comunicação Visual; Pós-Doutorado pela Universidade de Salford em Design de Comunicação Visual, Design Inclusivo e Cor.

Gonçalo Falcão

Licenciado em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Isabel Castro

Licenciada em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

João Neves

Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Mestre em Design, Materiais e Gestão do Produto pela Universidade de Aveiro; Licenciado em Tecnologia e Artes Gráficas pelo Instituto Politécnico de Tomar.

José Silva

Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro;
Master emDesign de Interfaces Multimédia pela Escuela Elisava; Licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Variante Design Gráfico e Publicidade pelo Instituto Politécnico de Portalegre.

Luís Ferreira

Doutor em Design e Imagem pela Facultat de Belles Arts – Universitat de Barcelona, Espanha.
Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Membro do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (UA/DeCA – FBAUP).


Lecciona Design no Ensino Superior desde 1998 e exerce a profissão de designer no gabinete Pitanga Design, onde tem desenvolvido projetos em diversas áreas, destacando-se a museografia, identidade visual, embalagem, sistemas de sinalética e design editorial.
O trabalho de museografia foi distinguido com três Prémios e uma Menção Honrosa pela Associação Portuguesa de Museologia, e foi um dos representantes de Portugal na categoria “Diseño de espacios e interiorismo” da Bienal Iberoamericana de Diseño (Madrid, 2014).

Pitanga Design
Paulo Noriega

Doutor em Ergonomia pela Universidade de Lisboa; Mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho; Licenciado em Psicologia Social e das Organizações pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada.