Área de Design de Comunicação | IPCB | Mestrado DG
O Mestrado tem como objetivos a formação de profissionais em Design Gráfico e Multimédia com conhecimentos e capacidades na resolução autónoma de projetos reais complexos em contextos alargados ou multidisciplinares, bem como a formação de profissionais com domínio avançado ao nível da investigação, inovação, conceção, planeamento, desenvolvimento e implementação de projetos da especialidade do Design Gráfico e Multimédia, integrando conhecimentos diversos, bem como na coordenação de equipas de projeto, consultoria ou emissão de pareceres técnicos.
Design Gráfico Mestrado DG
7675
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-7675,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-6.5.0,vc_responsive
Mestrado

Design Gráfico

O

grau de mestre visa desenvolver e aprofundar os conhecimentos obtidos ao nível da Licenciatura e é conferido aos estudantes que demonstrem possuir conhecimentos e capacidade de compreensão que permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, em contexto de projeto ou investigação.

Os estudantes com esta formação devem saber aplicar os seus conhecimentos e a sua
capacidade de compreensão e de resolução de problemas, bem como a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos.

Integrado numa instituição de ensino superior politécnico que promove a criação, transmissão e difusão da cultura e saber de natureza profissional, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, o Mestrado em Design Gráfico apresenta uma estrutura curricular eminentemente prática e vocacionada para a realidade laboral na especialidade do Design de Comunicação.

 

O curso surge de uma parceria entre a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e a Faculade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, as quais entenderam importante esta oferta formativa, protocolando o presente Mestrado em associação, com diploma certificado e autorizado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Trata-se de um curso já consolidado, de perfil profissionalizante e eminentemente prático, no qual os alunos desenvolvem projetos com empresas da região e beneficiam da experiência profissional de colaboradores nacionais e internacionais.
Temos vindo a estabelecer parcerias com empresas, profissionais, centros de investigação, associações empresariais e incubadoras de empresas / projetos, que nos permitem conhecer melhor a realidade empresarial e um espírito empreendedor e proactivo.

 

O ciclo de estudos está estruturado em quatro semestres, dois anos, o primeiro curricular e o segundo para desenvolvimento de uma dissertação, projeto ou estágio curricular. A estrutura curricular do Mestrado em Design Gráfico garante a aquisição de competências em particular nas seguintes áreas de atuação: Identidade Visual; UX Design (design de interfaces e experiência de utilizador); Design de Informação (sinalética e infografia estática e animada); Tipografia e Design Editorial.

Coordenador

José Miguel Gago da Silva

jose.silva@ipcb.pt

Comissão Científica
  • Daniel Raposo Martins
  • João Vasco Matos Neves
  • José Miguel Gago da Silva
  • Rita Assoreira Almendra
  • Marco António Neves da Silva
  • Teresa de Jesus de Olazabal Cabral

Objetivos

O

Mestrado tem como objetivos a formação de profissionais em Design Gráfico e Multimédia com conhecimentos e capacidades na resolução autónoma de projetos reais complexos em contextos alargados ou multidisciplinares, bem como a formação de profissionais com domínio avançado ao nível da investigação, inovação, conceção, planeamento, desenvolvimento e implementação de projetos da especialidade do Design Gráfico e Multimédia, integrando conhecimentos diversos, bem como na coordenação de equipas de projeto, consultoria ou emissão de pareceres técnicos.

Procura-se ainda a formação de quadros nas áreas específicas do Design Gráfico e Multimédia, capazes de integrar empresas de design e Consultoria, agências de Publicidade ou departamentos de Design, Comunicação, Consultoria, Imagem e Marketing em empresas de diversos sectores de atividade.

Saídas Profissionais

Além do desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou vocacional, o Mestrado em Design Gráfico procura envolver os alunos a uma maior especificação do aluno.

Designer Gráfico

Gestor de Projetos

Gestor de Design / Comunicação / de Marca

Consultor de Design de Comunicação

Empresário na Área do Design

Plano de estudos

1º Ano – 1º Semestre

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos

  Total (h) Contacto  
História e Teoria do Design de Comunicação 81 TP: 60; OT: 8; 3
Laboratório de Design de Comunicação I 243 TP: 75; OT: 8; 9
Gestão de Projeto e Deontologia 108 TP: 45; OT: 6; 4
Produção, Novos Media e Consumo 162 TP: 60; OT: 8; 6
Metodologias e Técnicas de Investigação 108 TP: 45; OT: 6; 4
Opção I:
Design e Tecnologias ou Ambientes Digitais
108 TP: 45; OT: 6; 4

1º Ano – 2º Semestre

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos

  Total (h) Contacto Unids curriculares
Design e Inovação 135 TP: 60; OT: 8; 5
Laboratório de Design de Comunicação II 378 TP: 120; OT: 20; 14
Estúdio de Tipografia Avançada 135 TP: 60; OT: 8; 5
Opção II:
Design de Informação 4D ou Ergonomia Visual e Cognitiva
135 TP: 35; OT: 8; 5

Anual

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos

  Total (h) Contacto Unids curriculares
Seminário 81 S: 20 1

 

 

2º Ano

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos

  Total (h) Contacto Unids curriculares
Projeto ou Estágio em Design de Comunicação 1620 TP: 90; OT: 90; E: 1060; 60

Ingresso

Podem candidatar-se ao acesso do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Design Gráfico da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa:

  • a) Titulares do grau de licenciado nas áreas de Design de Comunicação/ Gráfico/ Multimédia bem como outras áreas afins, desde que o Curriculum Vitae demonstre experiência profissional e preparação científica de base;
  • b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
  • c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, pelo órgão científico estatutariamente competente no estabelecimento de ensino superior onde pretende ser admitido;
  • d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos, pelo Conselho Técnico-científico da Escola;
  • e) Estudantes que não tenham concluído o ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, podem candidatar-se condicionalmente, desde que reúnam as condições para obtenção do grau na época especial de exames, conforme Despacho n.º 35/10 do IPCB.

Docentes

Selecionamos os melhores para ensinar os melhores

Daniel Raposo

Professor Adjunto da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco; Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro; e Licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas pelo Instituto Politécnico de Portalegre. Dedica-se particularmente ao projeto e investigação relacionados com a estratégia de comunicação global e a identidade visual, o design editorial e a publicidade.

João Neves

Professor Adjunto da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco; Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro; e Licenciado em Tecnologia e Artes Gráficas pelo Instituto Politécnico de Tomar. Dedica-se particularmente ao projeto e investigação relacionados com os sistemas de orientação e sinalização, bem como a comunicação global e integrada e o design editorial.

José Silva

Professor Adjunto da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro e Master em Multimedia Interface Design na Escuela Elisava – Barcelona; Licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas pelo Instituto Politécnico de Portalegre. Desenvolve atividade com maior relevância para a relação entre o Som e a Imagem animada, Novos Media e Consumo e User Interface Design.

Isabel Castro

Professora Convidada da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; Título de Especialista em Design de Comunicação (CNAEF 213); Licenciada em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; Sócia fundadora da Flúor Design, mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas do design de identidade, editorial, packaging, entre outras áreas do design gráfico.

Mafalda Almeida

Doutorada em Ciências da Comunicação e Documentação:
Elaboração de Produtos Audiovisuais (UEx). Diploma de estudos Avançados (DEA): Comunicação Audiovisual e Publicidade – Comunicação Empresarial e Institucional (UEx). Mestre em Tecnologia Multimédia – Perfil de Design (FEUP). Licenciada em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas (ESTGP). Bacharelato em Engenharia da Comunicação e Técnicas Gráficas (ESTGP). Inicia o seu percurso ligado ao ensino em 2002, por meio do Ensino Técnico Profissional, passando pelo Ensino de Especialização Tecnológica, terminando como Professora Assistente dos cursos de Licenciatura em Design de Comunicação e Design de Animação e Multimédia, na ESTG do Instituto Politécnico de Portalegre. Presentemente é Professora Adjunta
convidada na ESART do Instituto Politécnico de Castelo Branco. E, Professora Auxiliar convidada na FAL da Universidade da Beira Interior.

Maria Cadarso

Doutorada em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Possui uma licenciatura em Design no IADE R Creative University (2003); é detentora do curso de “Management per le Aziende di Moda”, Villa Montalto – Art and Business School de Florença e Design de Moda em IADE R Creative University. Professora Assistente do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia. Professora na Escola de Artes e Design de Cascais. Investigadora Integrada no CIAUD – Design Center – Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Investigadora Colaborador da UNIDCOM, da European University. Fundadora e Designer da Sustenta Design. Consultora externa independente COST. Perita Independente da Comissão Europeia

Fernando Moreira da Silva

Professor Catedrático em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Pós-Doutorado pela Universidade de Salford em Design de Comunicação Visual, Design Inclusivo e Cor; Doutor e Mestre pela Universidade de Salford, Reino Unido em Built Environment; Licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Presidente do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design. Desenvolve uma atividade pluridisciplinar com destaque para as problemáticas da Inclusividade e da Cor. Desempenhou e desenvolve uma atividade essencial para a consolidar a Investigação em Design, que lhe mereceram reputação internacional.

Paulo Noriega

Professor Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa; Doutorado em Ergonomia pela Universidade de Lisboa; Mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho; Licenciado em Psicologia Social e das Organizações pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Apresenta um percurso científico centrado nas questões da Psicologia ou Ergonomia Visual, no recurso a técnicas e tecnologias das neurociências, com projetos ao nível da realidade virtual e jogos interativos.

Rita Almendra

BREVEMENTE

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial