Área de Design de Comunicação | IPCB | DCA
7642
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-7642,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
Licenciatura

Design de Comunicação e Audiovisual

De

forma genérica, o grau de licenciado é conferido aos estudantes que demonstrem possuir conhecimentos e capacidade de compreensão numa determinada área de formação, saber aplicar e compreender os conhecimentos adquiridos, capacidade de resolução de problemas, construção e fundamentação da sua própria argumentação, capacidade de tratamento de informação e comunicar informação, ideias, problemas e soluções.

Integrada numa instituição de ensino superior politécnico que promove a criação, transmissão e difusão da cultura e saber de natureza profissional, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, a licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual visa a formação de profissionais para o mercado de trabalho, capazes de identificar, analisar e solucionar problemas de comunicação.

A formação fomenta igualmente o prosseguimento de estudos para um segundo ciclo em Design Gráfico ou Produção Audiovisual para os Novos Media.

 

A licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual surge em 1999 com a designação de Licenciatura bietápica em Artes da Imagem (3 anos de Bacharelato + 2 anos de Licenciatura), com os ramos Design Gráfico e Design de Multimédia e Audiovisuais. Em 2007, o ciclo de estudos foi reorganizado de acordo com o processo de Bolonha, adotando a designação de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.

O ciclo de estudos está estruturado em seis semestres, três anos curriculares, o primeiro de formação de base, o segundo teórico-prático e o terceiro ano eminentemente prático, numa clara tentativa de fundamentar, consolidar e aplicar conhecimentos e competências em design de comunicação, mais concretamente nas áreas do design gráfico, da multimédia e dos audiovisuais.

Coordenador

Carlos Manuel Domingos dos Reis

carlosreis@ipcb.pt

D esenvolvimento da criatividade e da imaginação, aliado à capacidade de análise e exploração dos materiais, processos e novas tecnologias capazes de dar respostas adequadas e inovadoras face aos problemas suscitados pelo mundo atual.

Pretende-se a formação de quadros nas áreas específicas do Design Gráfico, Multimédia e Produção Audiovisual, capazes de integrar estúdios de design gráfico, agências de publicidade, editores e gabinetes de criação de imagem de empresas.

Além do desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou vocacional, a Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual permite o prosseguimento de estudos no mestrado em Design de Gráfico da ESART.

Diretor Criativo

Designer Gráfico

Designer Multimédia

Operador de Imagem

Editor de Vídeo

Realizador de TV

Os candidatos deverão realizar, uma das seguintes provas:
  • Desenho ou
  • Geometria Descritiva ou
  • História da Cultura e Artes.

Nota do Ultimo Colocado: 110,1 (2015)

  • Taxa de empregabilidade: 91,4%
  • Taxa de desemprego registado no IEFP dos diplomados deste curso: 8,6%
  • Taxa de desemprego dos diplomados pertencentes à mesma área de formação: 12,6%
  • Taxa de desemprego registado em todos os cursos de Licenciatura (ensino público): 8,6%

Docentes

Selecionamos os melhores para ensinar os melhores

Fernando Raposo

Licenciado em Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico – Educação Visual e Tecnológica, Escola Superior de Educação do Instituo Politécnico de Castelo Branco;
Mestrado em Comunicação Cultura e Tecnologias de Informação do Instituto Superior de Comunicação e Tecnologia.
Doutorado em Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Gonçalo Falcão

Licenciado em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Isabel Castro

Licenciada em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Isabel Marcos

Licenciada em Comunicação Social da Universidade da Beira Interior.

João Machado

BREVEMENTE

João Neves

Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Mestre em Design, Materiais e Gestão do Produto pela Universidade de Aveiro; Licenciado em Tecnologia e Artes Gráficas pelo Instituto Politécnico de Tomar.

José Silva

Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro;
Master emDesign de Interfaces Multimédia pela Escuela Elisava; Licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Variante Design Gráfico e Publicidade pelo Instituto Politécnico de Portalegre.

Lionel Louro

BREVEMENTE

Luís Ferreira

Doutor em Design e Imagem pela Facultat de Belles Arts – Universitat de Barcelona, Espanha.
Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Membro do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (UA/DeCA – FBAUP).


Lecciona Design no Ensino Superior desde 1998 e exerce a profissão de designer no gabinete Pitanga Design, onde tem desenvolvido projetos em diversas áreas, destacando-se a museografia, identidade visual, embalagem, sistemas de sinalética e design editorial.
O trabalho de museografia foi distinguido com três Prémios e uma Menção Honrosa pela Associação Portuguesa de Museologia, e foi um dos representantes de Portugal na categoria “Diseño de espacios e interiorismo” da Bienal Iberoamericana de Diseño (Madrid, 2014).

Pitanga Design

Madalena Ribeiro

Licenciado em Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra;
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.

Paulo Andrade

Licenciado em Fotografia e Cultura Visual, Escola Superior de Design.

Pedro Motta da Silva

Licenciado em Media Production, Universidade Nova de Lisboa;
Master em Multimédia and Audiovisuais Business Administration, no ISC – Saint Louis.

Neel Naik

Bachelor em Architecture, CEPT University;
Master em Arts, University of Bristol.

Ricardo Silva

Mestrado em Arte, Património e Restauro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Licenciado em História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;

Sérgio Simões

Licenciatura em Arquitetura, Universidade Lusíada.

Daniel Raposo

Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Mestre em Design, Materiais e Gestão do Produto pela Universidade de Aveiro; Licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Variante Design Gráfico e Publicidade pelo Instituto Politécnico de Portalegre.

Carlos Reis

BREVEMENTE

Ana Sofia Marcelo

BREVEMENTE

Ana Ramos

BREVEMENTE