Área de Design de Comunicação | IPCB | Curso tesp
6347
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-6347,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
Curso TeSP

Comunicação Audiovisual

Os

Cursos Técnicos Superiores Profissionais são uma formação de curta duração do ensino superior. Conferem um diploma de nível 5, do Quadro Nacional de Qualificação e são a base para o desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou vocacional, para o desenvolvimento pessoal ou para o prosseguimento de estudos numa licenciatura. Os CTeSP estão organizados em 4 semestres, sendo o último realizado em ambiente profissional (estágio).

O Técnico em Comunicação Audiovisual é o profissional com competências para organizar e produzir todos os elementos necessários à comunicação audiovisual

Realizam fotografia; reportagem fotográfica; fotografia publicitária; concebem e desenvolvem produtos multimédia interativos; concebem e desenvolvem projetos de imagem animada e 3D; eventos e suportes videográficos; suportes gráficos ao nível editorial; grafismo televisivo e campanhas de comunicação visual de empresas e produtos em meios digitais e analógicos.

Coordenador

Carlos Manuel Domingos dos Reis

carlosreis@ipcb.pt

O curso técnico superior profissional em Comunicação Audiovisual tem como objetivo desenvolver um perfil profissional adequado ao mercado, preparando um técnico que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, seja capaz de recolher as imagens necessárias à execução de uma reportagem em formato fotográfico e, ou, em vídeo, utilizando os meios técnicos adequados quer à fotografia quer ao vídeo. Tem igualmente conhecimentos na planificação de narrativas gráficas e na elaboração de grafismos televisivos integrados na lógica da comunicação.
Esta formação permite que os formandos integrem projetos e equipas nos setores da publicidade, audiovisuais, fotografia, de design ou estações televisivas (incluindo na internet).

Além do desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou vocacional, o curso técnico superior profissional em Comunicação Audiovisual permite o prosseguimento de estudos na licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual da ESART.

Técnico de Vídeo

Técnico de fotografia, reportagem fotográfica ou fotografia publicitária;

Técnico de desenvolvimento de produtos multimédia interativos;

Técnico de imagem animada e 3D;

Técnico de design de comunicação.

Podem candidatar-se à inscrição num Curso TeSP:
  • a) Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente que possuam qualificação nas áreas relevantes definidas para o curso;
  • b) Os estudantes que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pelo IPCB;
  • c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional, desde que possuam qualificação nas áreas relevantes definidas para o curso.

Os candidatos mencionados na alínea b) terão que prestar provas de avaliação de capacidade de acordo com as áreas relevantes para o curso e que serão divulgadas em www.ipcb.pt.

Docentes

Selecionamos os melhores para ensinar os melhores

Miguel Ferreira

BREVEMENTE

Paulo Andrade

BREVEMENTE

Pedro Silva

BREVEMENTE

Ricardo Silva

BREVEMENTE

Ana Raquel Correia

BREVEMENTE

Hugo Landeiro

BREVEMENTE

João Machado

BREVEMENTE

Maria Quelhas

BREVEMENTE